quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como organizar Chá de Bebê


Chá de bebê como organizar
Conheça o passo a passo dos chás de bebê e obtenha dicas para aproveitar a festa.

Está chegando a hora do momento mais especial na vida da mulher acontecer: o nascimento do bebê. A gravidez transcorre em seu ciclo normal, as semanas foram passando e hoje, ao sétimo mês de gravidez ela e seu marido, as amigas e familiares se reúnem para um evento alegre cheio de brincadeiras, boa comida e presentes para o futuro "herdeiro". É chegada a hora do chá de bebê.

Para que a futura mamãe tenha tudo o que tem direito, ela conta com a ajuda das amigas que passam as últimas semanas organizando todos os detalhes. Afinal diversão também dá trabalho!

Primeiro Passo – Quem organiza a lista?

Os itens devem ser pedidos da mamãe, mas, quem distribui os convites e confere quem vai dar o quê da lista é normalmente a irmã, prima, cunhada ou a melhor amiga que estiver organizando. Hoje é comum o chamado "chá de fralda" onde o único presente são os pacotes de fraldas descartáveis. Mas, uma boa dica é fazer um chá misto, ou seja, incluir na lista dos presentes produtos variados para o bebê juntamente com a indicação "traga também 1(um) pacote de fraldas". Após organizar a lista dos presentes é hora planejar a festa.

Uma boa dica é deixar a lista em uma loja ou pedir para que cada pessoa escolha o presente que dará. O importante é que cada uma dê o presente de acordo com as suas condições.

Segundo Passo – Quem convidar e quanto tempo dura?

Tradicionalmente este tipo de evento são para as mulheres, o que não quer dizer que o papai não possa ficar pelo menos nos bastidores auxiliando no transcorrer da festa. A organizadora prepara um convite caprichado usando sua própria imaginação ou opta por comprar convites prontos nas livrarias e casa de festas. E se já souber o sexo do bebê, não se esqueça de indicar no convite.

Quanto à lista dos convidados, pense de acordo com o espaço que você tem. Lotar a sala do apartamento com 50 pessoas pode gerar um leve incômodo nos personagens principais desta festa, a mamãe e seu bebê. Seguindo esta mesma indicação, a festa deve durar no máximo duas horas. Afinal, a barriguinha merece descanso.

Terceiro Passo – Como preparar o ambiente.

A decoração do ambiente deve ser alegre, com muitos balões, fitas e temas relacionados ao enxoval do futuro bebê. Coloque no local, por exemplo, um carrinho ou berço para que os convidados possam deixar os presentes. Providencie cadeiras para as mamães porque no decorrer da festa elas precisam descansar. Em uma mesa lateral prepare vários cartões em branco e uma urna lacrada. Sugira aos convidadas escreverem mensagens para os futuros pais. Quando terminarem, colocam este cartão na urna, assim os pais poderão levar para casa no fim do evento e ler os recados carinhosos que todos deixaram. É uma lembrança inesquecível.

Escolha músicas infantis e deixe de fundo, apenas para alegrar o ambiente. A mamãe e sua família prepararam as bebidas tendo dois cuidados especiais como, não esquecer do chá, o que dá o nome a festa e também de sucos naturais para as amigas de dieta.

É costume solicitar aos convidados um prato de doce ou salgado assim como também é de muito bom tom deixá-los encarregados apenas de levar os presentes. Balas e pirulitos é uma escolha bem em conta que faz sucesso na festa e não há quem resista.

O que dar de lembrança é muito simples, presentinhos do universo infantil como sachês, perfuminhos, potinhos pequenos de hidratantes com cheiro de bebê costumam agradar bastante.

Quarto Passo – As brincadeiras

O ponto alto do chá de bebê são as brincadeiras. Elas envolvem a todos em momentos relaxantes, contato com nosso lado mais infantil e dão à mamãe provas de amizade e muita diversão. Algumas sugestões são:

- Citar vários nomes de itens para bebê – No final de 3 minutos, a convidada que conseguir listar o maior número destes itens (roupas, acessórios) ganha uma lembrança.
- Como será o bebê – Separe as convidadas em grupos de três a cinco pessoas. Cada grupo recorta figuras de bebê, montando um combinado de aparência, cor dos olhos, tamanho do bebê, cabelo, algum sinal específico. Ganha o grupo que a mamãe achar que criou a figura mais parecida com o que ela espera. Se ainda não sabe o sexo, vale tentar acertar também.
- Nunca diga "bebê" – Prepare colares com chupetas (rosa se for menina, azul se for menino) e os distribua para as convidadas assim que chegarem. Quem, durante a festa, disser a palavra "bebê", tem o colar tomado por quem ouvir. No final, a participante que tiver mais colares, ganha um brinde.
- Qual o tamanho da barriga?– Participantes tentam adivinhar o tamanho da barriga da mamãe utilizando para isso um fio de lã. Depois, cada uma vai até a barriga e mede usando o seu palpite. Quem chegar mais perto ganha um brinde.
- Passe a fralda suja adiante – Pegue uma fralda descartável e suje de chocolate derretido, para fingir que o bebê sujou. Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as participantes. Quando a música parar, a que estiver com a fralda, sai da roda. E vai continuando até sobrar só uma com a fralda na mão. Ela terá que cantar uma música de criança.
- Nomes de mães famosas – O grupo que, em três minutos, conseguir listar o maior número de nomes de mães famosas leva seu brinde.
- Qual é a música? – Escolha CDs com músicas de criança, conhecidas e toque um trecho e pare. As convidadas tentam adivinhar. A que acertar ganha um brinde.
- Conselhos do coração – Corte previamente vários corações, em cartolina, um para cada convidada. Cada uma escreve conselhos para os futuros pais, como "Durma bastante agora, antes de o bebê nascer", "Aproveite bem os momentos, pois ele crescerá depressa e o tempo voa", "Tente anotar tudo o que for acontecendo, para lembrar depois", "Prepare-se para arrumar uma bagagem sempre que for sair com seu bebê". A futura mãe tentará adivinhar de quem foi o conselho. Cada vez que ela errar, fará um castigo dado pela dona da mensagem.
- Abertura de presentes – Abrir os presentes é uma boa oportunidade para fazer brincadeiras com a futura mamãe. Se ela acertar o que está dentro do pacote ou quem deu, ela está liberada de castigos. Se ela errar, você pode pedir para ela cantar, recitar, imitar algum animal, falar nomes de filmes que mostrem grávidas, contar histórias infantis, etc.

0 comentários on "Como organizar Chá de Bebê"

Postar um comentário

 

Gestação mês a mês Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez