segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Amamentar com mamilos planos ou invertidos é possivel?


A maioria das mulheres antes de ser tornarem mães tem medo de não conseguir amamentar seus filhos por vários motivos e ter mamilos planos ou invertidos, é um deles. Mas isso não impede a amamentação.

Como regra, NÃO É NECESSÁRIO PREPARAR OS SEIOS PARA AMAMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO.

O ideal é passar apenas agua na hora do banho e só. Não estimule, não passe bucha vegetal, não passe creme e nem sabonete.

A pele do mamilo deve ficar o mais grossa possivel e cremes fazem a pele ficar mais sensível.

Durante a gestação, os mamilos vai ficando mais ásperos e escuros, se preparando naturalmente para a sucção do bebê.

Não é necessário também estimular os seios para sair colostro. Ele sairá naturalmente após o parto.

Para as mulheres que tem mamilos planos ou invertidos tem algumas dicas que podem ajudar depois que os bebês nascem para o bico ficar exposto mais rapidamente.

Usar um sutiã furado - Uma boa dica é pegar um sutiã firme e fazer dois buraquinhos bem em cima dos mamilos (vc pode fazer um acabamento de chuleado, como se fosse a casa de um botão.) Ao vestir o sutiã, encaixe os mamilos nesses buraquinhos. (Fica muito sexy! huahuahuahua.) Aos poucos, os mamilos ficarão mais proeminentes. Além de boas gargalhadas, este sutiã produz ótimos resultados!

Sol - Pode-se tomar sol nos mamilos para fortalecer a pele. O sol é um cicatrizante natural, que ajuda a manter os mamilos secos e saudáveis. Mas cuidado para não queimar a pele do peito! Corte dois buracos num sutiã velho e exponha apenas os mamilos ao sol por alguns minutos todos os dias.

Como esses dias não tem muito sol, vc pode utilizar uma lampada proxima ao mamilo, uns 30cm mais ou menos por 5 a 10 minutos, todos os dias.

Dedal - Outra alternativa é encaixar nos mamilos duas metades de bolinha de isopor com um dedal dentro.

Boa pega do bebê - Várias coisas ajudam a preparar os bicos para a amamentação, mas aprendemos que uma das coisas mais importantes é a amamentação com uma pega correta, isto é, com a boca do bebê bem aberta, de frente para o peito, sugando o bico e parte da aréola.

A criança não deve pegar apenas o mamilo; o máximo possível da aréola deve ser colocado na sua boca. O bebê deve ser levado ao peito e não o peito ao bebê.

Para um posicionamento adequado, durante as mamadas, todo o corpo do bebê deve estar voltado para a mãe.

Pensamento positivo e vontade - Um dos ingredientes mais importantes para quem quer amamentar é a vontade de fazê-lo, independente dos palpites alheios e das intercorrências. Insistir na amamentação exclusiva é muito importante. Acreditar na capacidade de fazê-lo também. =)

Muitas mães que passaram por isso relatam que ficaram com o mamilo para fora depois de amamentarem. Outras ficaram com bicos invertidos novamente.

Quando, antes da mamada, o peito estiver muito cheio e o bebê não conseguir pegar-lo, o ideal é fazer uma ordenha e oferecer o leite retirado numa seringa para o bebê (porque esse leite do começo da mamada tem pouca gordura mas é o leite que mata a sede, portanto é importante oferecê-lo). Não precisa ordenhar muito, só ate o bebê conseguir pegar o bico mesmo, de preferencia fazer a ordenha com a mão.

É preciso ter cuidado porque quanto mais você ordenhar, mais leite terá, e corre o risco de ter mastite (leite empedrado).

Uma ultima dica, é usar uma seringa com a ponta cortada. Coloca-se o mamilo dentro da seringa e suga-o até formar o bico, segure a seringa por um momento no peito e em seguida ofereça ao bebê. Isso vai facilitar muito a pega. =)

0 comentários on "Amamentar com mamilos planos ou invertidos é possivel?"

Postar um comentário

 

Gestação mês a mês Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez