quarta-feira, 30 de junho de 2010

Progesterona durante a gestação


Uso da progesterona durante a gestação


Com o crescente número de tratamento de fertilidade e recursos médicos, algumas ginecologistas e obstetras tem recomendado o uso de progesterona no primeiro trimestre da gestação como forma de prevenir um aborto no início de gestação, saiba porque o uso da progesterona pode ser indicado e qual o papel desse hormônio durante a gestação.

A progesterona exerce um papel importante no preparo do útero para receber o óvulo fertilizado e da mama para secreção do leite. Durante a gestação, a progesterona atua disponibilizando para o uso do feto nutrientes que ficam armazenados no endométrio. A progesterona também é responsável pelo efeito inibidor da musculatura uterina, uma vez que se isso não ocorresse, as contrações expulsariam o óvulo fertilizado ou até mesmo o feto em desenvolvimento. É ele o hormônio responsável pela sonolência e letargia dos primeiros meses da gestação, segundo o dr. Hans Halbe, obstetra do Hospital das Clínicas, em São Paulo ”a progesterona atua deixando o metabolismo mais lento, de maneira que a mulher não queira sair correndo”.

Este hormônio também é o responsável pelo crescimento das mamas da mãe e atua no desenvolvimento dos órgãos sexuais do futuro bebê.

De uma forma geral, quando identificado um saco gestacional intra-uterino, as dosagens de B-hCG devem ser superiores a 1000mUI/ml e as de progesterona superiores a 5mg/ml, essas dosagens são obtidas através dos primeiros exames de sangue que seu ginecologista irá solicitar e são importantes para detectar uma possível ameaça de aborto, principalmente em casos onde a gestante teve algum tipo de sangramento nas primeiras semanas.

Gestantes que possuem um valor abaixo de 5mg/ml no início da gestação podem ter a indicação médica de ingestão de progesterona durante todo o primeiro trimestre devido a insuficiência do corpo lúteo. As causas mais comuns de um quadro deficitário na produção de progesterona são o stress, a dieta, o uso de xenobióticos (substâncias químicas estranhas a um organismo ou sistema biológico, são os hormônios sintéticos e que tiveram suas moléculas alteradas – ex.: Primolut®, Farlutal® – bem como aos subprodutos do petróleo, como herbicidas, pesticidas, etc). A reposição pode ainda ser indicada caso haja histório de abortos repetidos ou gravidez de alto risco (idade e doenças pre-existentes).
Se a dosagem do hormônio estiver normal, o uso da progesterona durante a gestação deve ser avaliado por um médico a partir do histórico da gestante, sendo assim, nada de sair se auto-medicando, consulte seu médico e peça para fazer os exames de dosagem caso ainda não tenha feito.

gestante.wordpress.com/

0 comentários on "Progesterona durante a gestação"

Postar um comentário

 

Gestação mês a mês Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez