sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Exame Beta HCG


Para começo de conversa, o método mais confiável para diagnosticar uma gravidez é a dosagem sanguínea de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Costumamos dosar a fração beta do hCG (beta hCG).

Os níveis de beta hCG começam a subir após 8 dias da fecundação, exatamente após a implantação do ovo (sptz + óvulo) no útero.

- Valores de hCG abaixo de 5 mIU/ml são negativos
- Entre 5 e 25 mIU/ml são indefinidos e podem significar gravidez muito recente. Deve-se repetir o teste em 3 dias.
- Valores acima de 25 mIU/ml indicam gravidez.

Durante os primeiros 30 dias, o valor do beta hCG quase que dobra a cada 24-48 horas, podendo chegar até 150.000 mIU/ml na 10ª semana de gestação. Depois disso, o seu valor cai, estabilizando-se ao redor das 10.000 mIU/ml.

A hCG é dosada em laboratórios e a maioria das mulheres prefere métodos mais confortáveis que possam ser feitos em casa e sem a necessidade de agulhas para colher sangue.

Por isso, desde a década de 1970 existem testes de gravidez caseiros. São nada mais do fitas que detectam a presença do hCG na urina.

Como as concentrações de hCG na urina são menores que no sangue, os testes caseiros demoram um pouco mais para ficarem positivos. Enquanto que o beta hCG sanguíneo pode estar positivo já no primeiro dia de atraso menstrual, os teste com beta hCG urinário são melhores quando feitos após 1 ou 2 semanas de atraso, para se evitar falsos negativos. Quanto mais tempo se passar após a concepção, maior o nível de hCG sanguíneo, e consequentemente, maior será também o nível urinário. Após 1-2 semanas de falha do período, a sensibilidade dos testes caseiros chega a 99%.

Em geral, pode-se fazer o teste de farmácia já no primeiro dia de atraso menstrual, porém, deve-se ter em mente o risco de resultado falso negativo pela precocidade do exame. Portanto, se for negativo é necessário repeti-lo após 1 semana caso a menstruação continue atrasada.

Em gestações mais avançadas pode-se identificar o saco gestacional a partir da 5ª e 7ª semanas através do ultra-som (ecografia) transvaginal ou abdominal, respectivamente.

Por incrível que pareça algumas mulheres só procuram o diagnóstico após fases avançadas da gestação. Às vezes, a gravidez está tão evidente que conseguimos identificá-la através do exame físico. Com 12 semanas o útero começa a ficar palpável e após 20 semanas, já podemos identificar os batimentos cardíacos do feto com o estetoscópio (que ficam em torno dos 160 batimentos por minutos, muito mais rápido que os da mãe), assim como perceber seus movimentos através da palpação abdominal.

O diagnóstico precoce da gravidez é importante para se começar logo o atendimento pré-natal. Além do controle da pressão arterial e dos níveis de glicose, o reconhecimento de uma gestação é importante para se evitar ingestão de álcool e medicamentos que possam ser danosos ao feto.

É sempre bom lembrar que o uso correto de anticoncepcionais confere uma proteção com eficiência maior que 99%. Se você toma a pílula de forma correta, a chance de ficar grávida é quase nula.


0 comentários on "Exame Beta HCG"

Postar um comentário

 

Gestação mês a mês Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez