quinta-feira, 4 de março de 2010

A dieta da fertilidade feminina

0 comentários
Todo o estilo de vida de uma mulher é determinante para a sua capacidade de ter filhos

Desequilíbrios hormonais, DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis), alterações no organismo, maus hábitos como drogas, álcool e cigarro interferem na qualidade e até na possibilidade de uma gravidez. E é neste contexto de fatores-chave para a fertilidade feminina que a alimentação se torna uma peça fundamental.

Antes da chegada da cegonha, no entanto, é importante investir na preparação do organismo. Nesta fase, assegurar a formação dos hormônios sexuais é primordial. Para isso, basta inserir no cardápio alguns alimentos compostos por gorduras insaturadas, como a castanha, noz, avelã, amêndoa, amendoim, azeite de oliva, azeitona, abacate. Além de auxiliar na sintetização destes hormônios, eles também lubrificam as articulações.

Sabe aqueles pneuzinhos indesejáveis que aparecem nos flancos e no abdome inferior? Na época do Homo sapiens, quando os homens ainda caçavam para comer, a regra era uma só: nem todos os dias a refeição era farta. Pois bem, por conta desta alimentação inconstante, o organismo das mulheres passou a armazenar gordura nestas regiões para nutrir o feto em caso de desnutrição.

Mesmo diante de tantas mudanças o organismo feminino não se modificou. Por isso deve-se adotar refeições saudáveis e não tão calóricas evitar o ganho excessivo de peso.

Não é demais lembrar que a obesidade está diretamente ligada à infertilidade, pois a gordura consome muito hormônio, o que dificulta a estimulação dos ovários. Conseqüentemente, as mulheres obesas passam a ter problemas com a menstruação, ovulação e, finalmente, com a gravidez. Não é raro encontrar casos de mulheres obesas que conseguiram engravidar com mais facilidade após emagrecerem.

Os alimentos light, que auxiliam no emagrecimento, também dificultam a fertilidade, pois são pobres em gorduras boas, aquelas de origem vegetal, não industrializadas, e matérias-primas para a formação dos hormônios. Elas são encontradas em cereais e grãos, azeite e também em sementes (óleo de girassol, de gergelim, de linhaça), plantas oleaginosas e em frutas como o abacate.

A ingestão de proteínas também é fundamental, pois ele é um nutriente básico da vida. Tudo no nosso organismo é formado por proteína. Até os nossos hormônios, como o do crescimento; o glucagon e a insulina secretados pelo pâncreas; os da tireóide (TSH, T3 e T4) e os neurotransmissores como a serotonina, responsável pela nossa sensação de bem-estar

Outra função importante das proteínas é a formação das células de defesa do sistema imunológico. Elas também são veículo para transportar algumas substâncias no sangue, como o colesterol. São formadoras de enzimas, que funcionam como tesourinhas bioquímicas que fragmentam substâncias maiores em substâncias menores para serem melhores aproveitadas. Enfim, todo o organismo depende de algum mensageiro protéico para executar alguma função. E as proteínas são encontradas nas carnes brancas e vermelhas, nos ovos, queijos, leite, soja, leguminosas, oleaginosas, entre outros. Se ingerirmos pouca proteína, altera-se também o controle da pressão dos líquidos corporais, acarretando em edema, que é o inchaço ou retenção de líquidos.

Os alimentos não têm apenas a função de nutrir, mas de atuar na fisiologia ideal do nosso corpo e mente. Eles estando em equilíbrio, ficamos em paz e felizes

Dicas para engravidar

0 comentários
As relações devem ser feitas durante o período fértil e um dia sim e outro não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 12º e 15º dia do ciclo menstrual, lembrando que o primeiro dia da menstruação é contado como dia 1.

As relações devem ser feitas, de preferência, no momento em que a temperatura corporal da mulher estiver mais alta. Para descobrir isso, siga as instruções de medida de temperatura basal.

Deve-se evitar o uso de cremes vaginais durante o período fértil, pois isso dificulta a locomoção dos espermatozóides.

Se a mulher deixar seu marido muito excitado antes da relação, fará com que ele ejacule com maior intensidade, aumentando assim, o volume de esperma.

A mulher deve procurar não fazer limpeza vaginal e nem urinar logo após o ato sexual, pois isso diminui a quantidade de espermatozóides em sua vagina.

Após o ato sexual, a mulher deve ficar com as pernas elevadas por no mínimo meia hora. Isso fará com que os espermatozóides encontrem com maior facilidade o colo do útero, e consequentemente evita a perda de esperma pela vagina.

É possível escolher o sexo do bebê?

0 comentários
Com os freqüentes avanços da medicina reprodutiva, hoje é possível escolher o sexo do bebê em laboratório e logo realizar uma fertilização in Vitro (FIV), implantando somente os embriões do sexo determinado, mas além de gerar polêmicas em todo o mundo, o procedimento tem um custo elevado, não sendo acessível à maioria dos casais brasileiros.

Porém, existem algumas dicas a serem seguidas que podem gerar até 80% de sucesso na escolha do sexo do bebê. É importante, que os casais saibam que o método não é infalível.

Antes, precisamos entender como é o comportamento dos espermatozóides:

Os espermatozóides que carregam o cromossomo Y são os masculinos. Possuem a cabeça menor, são mais rápidos, porém, menos resistentes. Já os espermatozóides com cromossomos X são os femininos. Possuem a cabeça maior, são mais lentos e mais resistentes que os masculinos.

O primeiro a fazer é determinar o dia exato da ovulação. Isso pode ser feito com mais segurança através de ultra-som transvaginal seqüencial (do 11º ao 14º dia do ciclo) ou através de um exame que mede o pico de LH na urina da mulher, indicando que a ovulação ocorrerá nas próximas 36 horas. O teste é vendido em farmácias.

Para ter menina

- Uma vez determinado o dia fértil, deve-se manter relações sexuais até dois dias
antes da ovulação e não ter relações, até três dias após a mesma.

- A mulher deve ter o orgasmo depois do homem, caso contrário, as contrações e o
muco mais eliminados auxiliam na locomoção dos espermatozóides, favorecendo os
masculinos que são mais rápidos.

- A mulher deve comer mais durante seu período fértil, in cluindo vinagre e pimenta nas comidas para aumentar a acidez, pois os espermatozóides femininos a suportam melhor que os masculinos.

- Duas horas antes da relação sexual, a mulher deve fazer uma ducha vaginal com
água e vinagre branco, para ajudar a aumentar a acidez do local.

Para ter menino

- O casal deve manter relações sexuais no dia exato da ovulação.

- O orgasmo deve ser simultâneo (se possível) ou a mulher sentir o orgasmo pouco antes do homem, fazendo com que as contrações e o muco liberado auxiliem os espermatozóides em sua locomoção.

- A mulher deve comer pouco e evitar alimentos ácidos e apimentados, para não
aumentar a acidez da vagina.

- Duas horas antes da relação sexual, a mulher deve fazer uma ducha vaginal com
água e bicarbonato de sódio, deixando-a mais alcalina, facilitando a locomoção dos espermatozóides com cromossomos Y.

Boa sorte!

Determinando o período Fértil

0 comentários
A maioria das mulheres sonham em ser mães. Quando chega o momento deste sonho se realizar, começam a surgir inúmeras dúvidas.

O primeiro passo é visitar seu ginecologista para que ele possa indicar alguns exames que devem ser feitos, (HIV, urina, toxoplasmose, rubéola, entre outros).

É importante também, que você tome acido fólico três meses antes de engravidar e durante os três primeiros meses de gestação.

Como determinar o período fértil?

Para determinar o período fértil, a mulher deve começar a contar a partir do primeiro dia da menstruação, este será o dia 1. Nas mulheres que possuem um ciclo regular a ovulação ocorre normalmente no dia 14 deste ciclo. O período fértil inicia no dia 10 e vai até o dia 17.

Quando se pretende engravidar, deve-se manter relações dia sim, dia não, durante estes dias e nunca mais de uma relação no mesmo dia.

Existem outros métodos para identificar se você está ovulando, a temperatura basal, o muco servical, o ultra-som transvaginal seqüencial e o teste de ovulação. A seguir, você poderá entender o que é cada um deles.

O que é a temperatura basal?

É a temperatura do corpo de uma pessoa, que acaba de acordar, depois de ter dormido serenamente durante 6 horas ou mais. Para sermos mais exatos, a temperatura basal é aquela que deve ser tirada 12 horas depois de ter ingerido qualquer alimento, depois de seis horas de sono e antes de fazer movimentos ou de sofrer qualquer alteração emocional.

Como se mede a temperatura basal?

A temperatura deve ser tomada sempre da mesma forma (pela boca, via vaginal ou retal) e de preferência sempre no mesmo horário.

O ideal seria tomar a temperatura ao acordar, sem levantar da cama, falar ou se mexer.

Geralmente, quando a mulher está para ovular, ocorre uma queda de temperatura e quando ela já ovulou a temperatura se eleva bruscamente. A variação pode ser de 0,3 a 1,0 graus. Veja a tabela que preparamos para que você possa fazer o controle de sua temperatura.

Muco cervical

O muco cervical é uma secreção eliminada pela vagina nos dias férteis. Sua aparência é igual a da clara de ovo, transparente e elástica. Quando esta secreção aparece, provavelmente a mulher está iniciando seu período fértil. Quando esta secreção se torna mais abundante e mais elástica, provavelmente ocorreu a ovulação.

Ultra-som transvaginal seqüencial

O ultra-som transvaginal é capaz de visualizar com perfeição se a mulher vai ovular, quantos óvulos tem a possibilidade de serem expelidos e de que ovário (direito ou esquerdo) ele sairá. Normalmente, deve-se realizar este exame no dia 13, 14 e 15 do ciclo menstrual.

Teste de ovulação

É um teste vendido em farmácias que detecta o aumento repentino do Hormônio Luteinizante (LH) na urina. Este processo funciona através de uma reação, confirmando ou não o resultado. O pico de LH, determina o início do processo de ovulação que se produzirá entre 24 a 36 horas depois. Este é o momento de maior fertilidade da mulher.

É importante saber que este teste não deve ser usado como método contraceptivo, pois não é designado para prevenir ou ajudar na prevenção da gravidez.
 

Gestação mês a mês Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez